Mês: novembro 2024

Ucrânia quer que Otan faça convite oficial de filiação na próxima semana, aponta carta

Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia pediu que convite seja feito para mandar um recado ao presidente da Rússia. País precisaria da aprovação de todos os 32 membros da aliança para ingressar no tratado. Rússia lança 132 drones contra a Ucrânia durante a madrugada
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, pediu à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) um convite oficial para o país se juntar à aliança militar. A solicitação foi feita por meio de uma carta a qual a agência Reuters teve acesso nesta sexta-feira (29).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A carta reflete a pressão ucraniana para ser convidada para a Otan, o que faria parte do “plano da vitória” do presidente Volodymyr Zelensky para encerrar a guerra no país. Segundo o documento, o convite deveria ser feito na próxima semana, durante um encontro em…

Síria fecha estradas e cancela todos os voos no aeroporto de Aleppo diante de invasão de rebeldes

Grupo que se opõe ao governo prometeu chegar ao coração da segunda maior cidade do país quase 10 anos após serem expulsos da região. Rússia prometeu ajuda para combater rebeldes. Rebeldes dirigem tanque na província de Aleppo, na Síria, em 29 de novembro de 2024
REUTERS/Mahmoud Hasano
As autoridades da Síria fecharam rodovias e cancelaram todos os voos no aeroporto de Aleppo na madrugada de sábado (30), pelo horário local — noite de sexta-feira (29), no Brasil. A medida acontece em meio a uma invasão de rebeldes na cidade, que são contra o presidente Bashar al-Assad.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Aleppo é a segunda maior cidade da Síria e tem pouco mais de 2 milhões de habitantes. Nos últimos dias, rebeldes opositores ao governo fizeram ataques surpresas em algumas cidades. Desde quarta-feira (27), pelo menos 27 civis morreram.
Segundo a agência Reuters, o…

A ascensão e queda de Vang Vieng, a cidade do Laos famosa por suas festas onde turistas morreram envenenados

Apesar das melhorias introduzidas em anos recentes pelo governo do Laos, a cidade turística ainda carece de medidas de controle para evitar acidentes como o que vitimou seis jovens intoxicados por metanol em novembro. Laos era conhecido por suas festas regadas a drogas e álcool.
Getty Images via BBC
Laos era conhecido por suas festas regadas a drogas e álcool.
Getty Images via BBC
Antes famosa como uma cidade de festas hedonistas regadas a álcool e drogas, à beira do rio, Vang Vieng havia melhorado sua reputação nos últimos anos. Mas agora está voltou às manchetes por todos os motivos errados possíveis. “Só não deixe de sair da reta quando chegar ao fim do escorregador. Alguém morreu naquelas pedras lá na semana passada.”
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Era 2010, e para o jovem eu — adolescente, bêbado e no meu primeiro mochilão pelo Sudeste…

Jesus criado com inteligência artificial gera elogios e dúvidas

Projeto experimental em uma capela suíça usou IA para responder questões sobre fé e moralidade, atraindo visitantes de diversas religiões e gerando reflexões sobre a relação entre tecnologia e espiritualidade. Uma instalação de arte experimental com um Jesus artificialmente inteligente intitulada, montada em um confessionário na Capela de São Pedro, em Lucerna, Suíça, em 25 de agosto de 2024.
Urs Flueeler/Keystone via AP
Você confiaria em um Jesus feito de inteligência artificial para compartilhar seus pensamentos e problemas mais íntimos?
Pesquisadores e líderes religiosos divulgaram os resultados de um experimento de dois meses por meio da arte em uma capela católica na Suíça, onde um avatar de Jesus em uma tela de computador em um confessionário recebeu perguntas de visitantes sobre fé, moralidade e questões modernas, e ofereceu respostas baseadas nas Escrituras.
A ideia, segundo um assistente teológico da capela, era reconhecer a crescente importância da inteligência artificial na vida humana, inclusive…

Inundações após fortes chuvas deixam pelo menos 13 mortos na Tailândia e Malásia

Mais de 13 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas; governo tailandês anunciou o envio de equipes de resgate para as áreas afetadas. Centros de acolhimento temporários foram abertos em escolas e templos da Tailândia.
MOHD RASFAN/AFP
As inundações provocadas por fortes chuvas no sul da Tailândia causaram 9 mortes e forçaram mais de 13.000 pessoas a deixar suas casas, de acordo com um novo balanço divulgado neste sábado (30) pelas autoridades, que enviaram equipes de resgate para a região. “As inundações em oito províncias do sul da Tailândia afetaram 553.921 residências e causaram nove mortes”, divulgou a agência nacional de gestão de desastres em sua página no Facebook.
As autoridades tailandesas já haviam confirmado duas mortes na província de Pattani e outras duas na província de Songkhla, além da primeira morte que foi registrada na região de Narathiwat na quinta-feira (28).
Com tantas pessoas sendo obrigadas a abandonar suas casas,…

Ataques israelenses durante a madrugada deixam 32 palestinos mortos em Gaza, segundo médicos

Um dos veículos atingidos perto da multidão pertencia à equipe de segurança responsável por supervisionar a entrega de carregamentos de ajuda em Gaza. Ataques israelenses deixam pelo menos 32 mortos em Gaza.
Omar AL-QATTAA/AFP
Pelo menos 32 palestinos foram mortos em ataques militares israelenses que aconteceram em Gaza durante a madrugada deste sábado (30), segundo médicos que conversaram com a Reuters.
Uma das ofensivas atingiu um veículo próximo a uma reunião de palestinos que recebiam ajuda em Khan Younis, que fica no sul da Faixa de Gaza. A WAFA informou que três funcionários da World Central Kitchen, uma agência humanitária não governamental sediada nos EUA, também foram mortos durante a explosão.
De acordo com moradores e uma fonte do Hamas, o veículo atingido perto da multidão pertencia à equipe de segurança responsável por supervisionar a entrega de carregamentos de ajuda em Gaza.
O outro ataque, que deixou pelo menos 7 mortos entre as…

De frente para o inimigo: Starbucks da Coreia do Sul abre café com vista para vizinho ao norte

Apesar do armistício, a ausência de um acordo formal de paz entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte significa dizer que os países vizinhos ainda estão tecnicamente em guerra. Imagem: Starbucks sul-coreano inaugura loja com vista para a Coréia do Norte
AP
Um local inusitado foi escolhido pelo Starbucks da Coreia do Sul para a sua nova unidade: a fronteira com a Coreia do Norte.
O café de 30 lugares foi inaugurado na última sexta-feira (29) e está localizado no Aegibong Peace Ecopark, na cidade de Gimpo, próximo à Zona Desmilitarizada da Coreia (DMZ). A DMZ é uma faixa territorial “tampão”, que antecede a linha fronteiriça entre os vizinhos conflagrados.
O café possui um deck externo equipado com lunetas, que atraíram a curiosidade dos visitantes. Com boas condições de visibilidade, é possível espiar as fazendas, montanhas e pequenos prédios de Kaepung, o condado norte-coreano mais próximo da fronteira. Apesar…

Exército israelense anuncia bombardeios contra Hezbollah no sul do Líbano 3 dias depois de cessar-fogo

Ambos os lados se acusam de terem violado o acordo na quinta-feira (28). O Exército do Líbano afirma que as forças israelenses violaram o cessar-fogo “diversas vezes” e o Exército de Israel diz que reagiu ao descobrir que veículos suspeitos estavam em áreas do sul do Líbano. Ruínas de casa destruída no Líbano após ataque de Israel
Adnan Abidi TPX/Reuters
O Exército israelense realizou bombardeios contra o Hezbollah no sul do Líbano neste sábado (30), após detectar atividade “que representava uma ameaça”, três dias depois do início de um cessar-fogo.
Em comunicado, as forças armadas israelenses listam quatro incidentes, incluindo um bombardeio da força aérea israelense contra “terroristas do Hezbollah identificados se aproximando de estruturas do Hezbollah no sul do Líbano”.
Em outro, os militares indicaram que sua aviação atingiu “uma instalação do Hezbollah com lança-foguetes”.
Na quarta-feira, entrou em vigor um cessar-fogo entre Israel e Hezbollah depois de mais de um ano…

Trump ameaça Brics com tarifas ‘de 100%’ se substituírem o dólar como moeda oficial

Bloco quer atuar de maneira mais independente do uso do dólar nas suas transações internas. Trump durante evento de campanha na Carolina do Norte em 4 de novembro de 2024
Reuters/Jonathan Drake/File Photo
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu neste sábado (30) que os países membros do Brics se comprometam a não criar uma nova moeda ou apoiar outra moeda que substitua o dólar, sob pena de sofrerem tarifas de 100%. “Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics, nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana”, escreveu Trump em sua rede social, Truth Social. “Eles podem procurar outro ‘otário’. Não há nenhuma chance dos Brics substituírem o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tentar deve dizer…

Quem são os rebeldes que assumiram controle de Aleppo em meio a bombardeios russos

O grupo militante Hayat Tahrir al Sham mostrou vídeos das suas forças entrando na cidade, enquanto o governo lança bombardeios com o apoio da Rússia. Rebeldes, em veículos militares, lançaram uma ofensiva contra o governo da Síria
Reuters
As forças rebeldes na Síria assumiram o controlo da “maioria” do território de Aleppo, a segunda maior cidade do país, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (SOHR).
Segundo o SOHR, que opera a partir do Reino Unido, mais de 300 pessoas, incluindo mais de 20 civis, foram mortas desde o início da ofensiva na quarta-feira.
A operação é a maior contra o governo sírio em anos e marca a primeira vez que os rebeldes que combatem as forças do presidente Bashar al Assad chegam a Aleppo desde que foram expulsos pelo exército em 2016.
O ataque foi liderado pelo grupo militante islâmico Hayat Tahrir al-Sham (HTS) — que tem uma longa…