Mês: dezembro 2024

Francês condenado por drogar ex-mulher para estupros em série não vai recorrer da sentença de 20 anos de prisão

Dominique Pelicot foi condenado por abusar a ex-mulher Gisèle Pelicot por quase uma década. Vítima foi violentada por dezenas de homens e se tornou símbolo de coragem durante julgamento. 51 Homens são condenados por abuso sexual na França
Dominique Pelicot, condenado a 20 anos de prisão na França por drogar e estuprar repetidamente a ex-mulher, não vai recorrer da decisão. O anúncio foi feito pela advogada dele, nesta segunda-feira (30). A vítima, Gisèle Pelicot, foi violentada por dezenas de estranhos por quase 10 anos.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Gisèle se tornou em um símbolo de coragem e resistência feminina durante o julgamento que condenou o ex-marido e outros 50 homens. Após três meses de audiências, todos os acusados foram condenados em 19 de dezembro. O caso repercutiu em todo o mundo.
Dominique Pelicot, que foi casado com Gisèle por 50 anos, se…

EUA acusam hackers chineses de acessarem documentos e estações de trabalho do Tesouro

Segundo as autoridades, invasores burlaram um sistema para conseguir acesso remoto a computadores do órgão. Documentos não são confidenciais, segundo o governo. Trump afirma que tarifas brasileiras são altas e que EUA pretendem cobrar valor parecido
O governo dos Estados Unidos acusou hackers chineses de terem acessado vários documentos e estações de trabalho do Tesouro Nacional, nesta segunda-feira (30). Segundo as autoridades, um provedor de serviços de software terceirizado foi corrompido pelos invasores.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O Tesouro não especificou quantas estações de trabalho ou que tipo de documentos foram acessados pelos chineses. O órgão afirmou apenas que os arquivos obtidos pelos hackers não eram secretos ou confidenciais.
Segundo as autoridades, a invasão foi percebida no dia 8 de dezembro. Naquele dia, o provedor de serviços sinalizou que os hackers tinham usado uma chave para burlar o sistema e conseguir acesso…

Justiça da Coreia do Sul emite mandado de prisão contra presidente que sofreu impeachment

Yoon Suk Yeol está afastado do cargo e é acusado de insurreição por ter decretado uma lei marcial para restringir direitos civis. País está sendo comandado por governo interino. Coreia do Sul aprova segundo impeachment em 13 dias
Um tribunal da Coreia do Sul emitiu um mandado de prisão para Yoon Suk Yeol, presidente que sofreu impeachment após decretar uma lei marcial no dia 3 de dezembro. As informações foram divulgadas na noite desta segunda-feira (30).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Em tese Yoon ainda é presidente da Coreia do Sul, já que o impeachment necessita de uma confirmação do Poder Judiciário. No entanto, ele está afastado do cargo. Até a última atualização desta reportagem Yoon não havia sido preso.
Mais cedo, investigadores sul-coreanos anunciaram que tinham pedido a prisão de Yoon por causa da imposição da lei marcial. O presidente afastado é…

As pessoas que não vão celebrar a chegada de 2025

Milhões ao redor do mundo usam outros calendários que indicam um ano completamente diferente, e o momento em que começa um novo ano também varia de acordo com isso. Parte do mundo comemora a chegada de 2025
Getty Images via BBC
Chegou o Ano Novo para muitas pessoas… mas, para outras, não.
Enquanto muita gente comemora a chegada de 2025, há outros calendários em uso no mundo todo que indicam um ano completamente diferente.
O fato é que estamos entrando no ano de 2025 de acordo com o calendário gregoriano, que é adotado na prática pela maior parte dos países.
Esse calendário, baseado no ciclo solar, foi introduzido pelo papa Gregório 13 em 1582.
E surgiu como uma reformulação do calendário juliano, criado pelo líder romano Júlio César, que correspondia à rotação da Terra ao redor do Sol, mas não era tão preciso.
Até então, muitos países cristãos celebravam o Ano Novo em 25 de…

Trump, Venezuela e Oriente Médio: três perspectivas que mobilizam o mundo na chegada de 2025

Viramos a última página de um ano conturbado, marcado por 73 eleições nacionais e mudanças dramáticas no tabuleiro político de países cruciais. O primeiro mês de 2025 se anuncia quente. O presidente eleito Donald Trump ouve Elon Musk enquanto chega para assistir ao lançamento de teste do mega foguete Starship da SpaceX, a partir da Starbase em Boca Chica, Texas, em 19 de novembro de 2024.
Imagem: Brandon Bell/Associated Press
Viramos a última página de um ano conturbado, marcado por 73 eleições nacionais e mudanças dramáticas no tabuleiro político de países cruciais. O primeiro mês de 2025 se anuncia quente. Os Estados Unidos promovem a reestreia de Donald Trump na Casa Branca; a Venezuela encena um terceiro mandato de Nicolás Maduro, desafiado pela oposição em eleição considerada fraudulenta. E o Oriente Médio se rearticula sob a batuta de Israel e Turquia. Veja quais são as perspectivas nesses três contextos:
O retorno…

Seis pessoas são baleadas em tiroteio em Nova York antes de véspera de Ano Novo

Segundo o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD), uma criança de 12 anos, e sua mãe, de 40, estão entre os feridos. Área no Bronx é cercada por policiais, após tiroteio atingir 6 pessoas
Imagem: Anadolu Agency
Seis pessoas foram baleadas na seção de Williamsbridge, no bairro do Bronx, em Nova York, ao fim da tarde da segunda-feira (30).
Segundo o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD), uma criança de 12 anos, e sua mãe, de 40, estão entre os feridos.
Além disso, quatro homens foram atingidos pelos disparos, que ocorreram nas proximidades de uma loja de conveniência. Não houve mortes registradas.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Em coletiva, a polícia informou que foi um ataque direcionado, e que a mãe foi usada como escudo humano pela pessoa que seria alvo do ataque. Dois suspeitos estão sendo procurados pela polícia. Ainda não não…

Tragédias na Coreia do Sul, Cazaquistão e Brasil: veja quais foram os maiores acidentes aéreos de 2024

Quedas mataram autoridades e tiraram a vida de dezenas de passageiros ao redor do mundo. Acidentes mais graves aconteceram na Ásia e na América. Avião explode após pousar e bater contra muro na Coreia do Sul
A queda de um Boeing 737-800 da Jeju Air em Seul no domingo (29) matou um total de 179 pessoas no desastre aéreo mais mortal em solo sul-coreano.
Aqui estão alguns dos maiores acidentes aéreos de 2024, em ordem de gravidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Coreia do Sul
Equipes de resgate trabalham em local de acidente que deixou mais de 170 mortos na Coreia do Sul.
Associated Press
O voo internacional 7C2216 da Jeju Air, originário de Bangkok, Tailândia, e com destino a Seul, se chocou conta um muro após sair da pista em 29 de dezembro, matando todos os 175 passageiros e quatro dos seis tripulantes.
Brasil
Avião que caiu…

Ano Novo 2025: veja FOTOS e VÍDEOS das festas de réveillon pelo mundo

A Nova Zelândia deu as boas-vindas ao Ano Novo às 8h do horário de Brasília (DF), com uma queima de fogos na Auckland Sky Tower. Na Austrália, comemoração foi no Porto de Sydney. O Japão entrou em 2025 às 12h daqui. Austrália comemora chegada de 2025 com queima de fogos no Porto de Sydney
REUTERS/Reprodução
As comemorações do Ano Novo 2025 já começaram pelo mundo. O primeiro país a celebrar o réveillon foi Kiribati, uma ilha no Pacífico, às 7h do horário de Brasília (DF). Às 8h, começaram as comemorações na Nova Zelândia, com uma exibição de fogos de artifício na Auckland Sky Tower. Às 10h, foi a vez da Austrália, com um grande evento no Porto de Sydney. O Japão, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte foram os primeiros do continente asiático a celebrar a passagem do ano, às 12h, do horário de Brasília. Acompanhe ao…

Por que o ano não acaba à meia-noite de 31 de dezembro, nem dura sempre o mesmo tempo

A data em que um ano começa e termina não é baseada na Ciência — é, em última análise, um sistema ‘inventado’. “Do ponto de vista astronômico, nada de especial acontece no dia 31 de dezembro para dizer que é aqui que termina o ano’, diz astrônomo
Getty Images via BBC
Brindes, ondas, uvas, resoluções, simpatias… A meia-noite do dia 31 de dezembro costuma ser um momento de esperança e balanço para milhões de pessoas em todo o planeta.
Um ano “acaba” e outro “começa” e, com ele, as aspirações de dias melhores e de inúmeros propósitos e novas metas.
É o último dia do calendário gregoriano, o convencional de 365 dias (mais um nos anos bissextos, como foi 2024) que rege o Ocidente desde que o calendário juliano deixou de ser usado, em 1582.
AO VIVO: acompanhe a chegada de 2025 pelo mundo
A virada celebra o fim de um ciclo que marca…

mundo

Porto Rico fica sem energia na véspera do Ano Novo; apagão atinge 90% da população

Empresa de energia do país diz que pode levar até 48 horas para reestabelecer a eletricidade. Cerca de 90% da população de Porto Rico amanheceu sem luz nesta terça-feira (31), véspera de Ano Novo, segundo a principal empresa que opera a rede de energia no país, Luma Energy.
O apagão que atinge a ilha começou por volta das 8h30 do horário local e impacta cerca de 1,3 milhão de clientes, de um total de 1,4 milhão.
O diretor da Autoridade de Energia Elétrica de Porto Rico, Josue Colon, disse que o prazo para reestabelecer a luz no país é de 24 a 48 horas, “se as condições permitirem”.
Não ficou imediatamente claro o que causou o colapso de energia, embora a mídia local tenha relatado que uma reação em cadeia começou na província de Guayanilla, na costa sul.
A Luma Energy, no entanto, disse que está investigando as causas do apagão e que…