Soja volta a subir nesta 5ª com ligeiro suporte da demanda, mas mercado ainda é técnico na CBOT

Os futuros da soja voltaram a subir na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira (3), porém, o mercado segue se comportando de forma bastante técnica. Por volta das 14h (horário de Brasília), os contratos mais negociados subiam entre 0,50 e 1 ponto, levando a posição maio/16, referência para a safra do Brasil, a US$ 9,02 por bushel.
O mercado internacional foi favorecido por duas notícias do lado da demanda na sessão de hoje. O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou uma nova venda de soja para a China, de 132 mil toneladas da safra 2015/16, e as vendas semanais para exportação ficaram acima do esperado. Além disso, encontra suporte ainda no bom avanço do milho, que sobe mais de cinco pontos, e do trigo, que opera com altas superiores a 10 pontos na CBOT.
Na semana que terminou em 26 de novembro, as vendas norte-americanas da oleaginosa somaram 873,8 mil toneladas, 25% a mais do que o registrado na semana anterior, e dentro das expectativas do mercado, as quais variavam de 800 mil a 1,2 milhão de toneladas. O volume desta semana foi todo da safra 2015/16 e o principal destino foi a China, adquirindo 521,5 mil tonelada. Assim, o total já vendido subiu para 33.475,1 milhões de toneladas.

Porém, os investidores mantêm sua cautela antes da chegada do novo boletim mensal de oferta e demanda que o departamento norte-americano de agricultura traz no dia 9 de dezembro. Afinal, o mercado conta ainda com uma sessão de correção após as três anteriores e consecutivas serem de bons ganhos.
Ao mesmo tempo, os fundamentos seguem presente entre os negociadores, principalmente a irregularidade climática no Brasil, que preocupa os produtores e trava as vendas no país, e as novas informações que podem chegar sobre as retenciones na Argentina.