Colheita de soja em Mato Grosso chega à metade e mantém médias de produtividade

SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de soja de Mato Grosso chegou esta semana à metade da área plantada, apenas ligeiramente atrás do ritmo verificado uma ano atrás, após um início atrasado, e com produtividades semelhantes às verificadas na safra passada, informou nesta sexta-feira o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A colheita avançou para 52,5 por cento da área semeada, ante 39,4 por cento na semana passada e 53,4 por cento um ano atrás.
A região oeste é a mais avançada nos trabalhos, com 64 por cento da soja colhida.
Já as produtividades –uma das grandes incógnitas desta safra, após chuvas irregulares em muitas regiões– tem se mantido em bons patamares, acima de 50 sacas por hectare.

A média na última semana em Mato Grosso foi de 52,30 sacas de soja por hectare, em linha com a registrado um ano antes, de 52,7 sacas por hectare.
A região médio-norte, a que concentra a maior parte das lavouras e que foi destaque no fim do ano passado pelas notícias de prejuízos em algumas plantações, registrou produtividade média de 49,85 sacas por hectare na última semana, cerca de 4 sacas abaixo do registrado nesta mesma época em 2015.
Por outro lado, as produtividades no oeste e no sudeste do Estado ficaram 1,3 e 4,5 sacas por hectare acima da média de um ano atrás, segundo o Imea.
(Por Gustavo Bonato)