Trump escolhe ex-governador do Arkansas Mike Huckabee como embaixador em Israel

Mike Huckabee conversa com jornalistas na Trump Tower em novembro de 2016 — Foto: Dominik Reuter/AFP
Mike Huckabee conversa com jornalistas na Trump Tower em novembro de 2016 — Foto: Dominik Reuter/AFP
O presidente eleito Donald Trump disse nesta terça (12) que ele vai nomear o político republicano Mike Huckabee, ex-governador do Arkansas, para ser o embaixador em Israel durante o seu governo.
Ele “ama Israel e o povo de Israel e, da mesma forma, o povo de Israel o ama”, afirmou Trump, em comunicado.
Huckabee, 69, já criticou o presidente Joe Biden por pressionar Israel a moderar sua condução na guerra de Gaza.
“Se uma pessoa é pró-Israel, como você pode ser pró-Biden? Porque o governo Biden deixou bem claro que fará concessões ao Hamas”, disse Huckabee em uma entrevista em março. Até o momento, porém, Biden não interrompeu em nenhum momento o envio de armamentos e apoio a Israel, mesmo cobrando mais ajuda humanitária aos palestinos em Gaza.
Huckabee governou o estado do Arkansas, no meio-oeste, entre 1996 e 2007. Ele foi pré-candidato à Presidência pelo seu partido em 2008 e 2016. Ele é pai da atual governadora do Arkansas e ex-porta-voz da Casa Branca durante o governo Trump, Sarah Huckabee Sanders.
Huckabee também é conhecido pela sua visão religiosa. Evangélico batista, ele fez carreira como pastor e televangelista antes de entrar na vida pública. Como político, ele já expressou posições contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, contra o aborto exceto em caso de risco à vida da gestante e disse não acreditar na teoria da evolução das espécies de Darwin.
Relações Israel-EUA
Em seu primeiro mandato, Trump chegou a mudar a embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém, uma demanda antiga de Israel, mas polêmica, pois contraria o intento original da ONU de dar status internacional à cidade, importante para os palestinos.