USDA confirma venda de mais de 1 mi de t de soja para a China, mas reação de Chicago é limitada

Após algumas especulações do mercado, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) confirmou uma nova grande compra de soja da China no mercado norte-americano. Foram 1.199,0 milhão de toneladas da safra 2018/19.
As vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e com volume igual ou superior a 100 mil toneladas devem ser informadas ao departamento. A nota foi divulgada na tarde desta quarta-feira (19).

O mercado vinha especulando sobre essas compras desde ontem, confirmou a operação, porém, sem dar grandes detalhes, que vieram somente hoje. A reação do mercado, no entanto, foi bastante limitada, uma vez que os traders já a aguardavam e os volumes seguem “decepcionando” os players.
As cotações, que iniciaram o dia atuando com bastante estabilidade, por volta de 14h15 (horário de Brasília), perdiam mais de 6 pontos entre os contratos mais negociados, com o janeiro/9 valendo US$ 9,01 e o maio/19, US$ 9,27 por bushel.
“A soja passou as últimas 13 sessões dentro de uma banda de oscilação de 20 centavos. O que pode romper essa banda? A resposta é simples: um acordo dos EUA com a China. Ademais, entre as respostas menos previsíveis incluem a decisão do Fed sobre as taxas de juros – que deverá ser anunciada ainda nesta quarta – e como isso pode afetar o dólar e o mercado de ações”, diz Al Kluis, analista da Kluis Advisors, ao Agriculture.com.