Abiove mantém previsões de safra e exportação de soja do Brasil em recordes

SÃO PAULO (Reuters) – A safra de soja do Brasil 2015/16 foi estimada nesta quarta-feira em recorde de 99,7 milhões de toneladas, estável ante projeção de março, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
A estimativa, que aponta um crescimento de 2,8 por cento ante a temporada anterior, foi feita em momento em que a colheita caminha para o seu final no Brasil, o maior exportador global.
As exportações foram projetadas em 55,3 milhões de toneladas, também estáveis ante março, mas uma alta de 1,8 por cento na comparação anual.

Já o processamento para a produção de óleo e farelo de soja foi mantido em 40,7 milhões de toneladas, ligeira alta de 0,4 por cento ante a temporada anterior –também um recorde.
As exportações do complexo soja (grão, farelo e óleo) deverão gerar ao país divisas de 25,3 bilhões de dólares em 2016, ante 27,95 bilhões de dólares em 2015, sendo a maior parte (19,3 bilhões) com o grão, em meio a preços mais baixos em dólares, segundo dados da Abiove.
A soja se configura atualmente como o principal produto de exportação do país.
(Por Roberto Samora)