Centenas de soldados norte-coreanos são mortos e feridos em combates entre Rússia e Ucrânia

Em imagem de arquivo, soldados da Coreia do Norte marcham durante parada em Pyongyang. — Foto: Coreia do Norte via AP
Em imagem de arquivo, soldados da Coreia do Norte marcham durante parada em Pyongyang. — Foto: Coreia do Norte via AP
Centenas de soldados norte-coreanos morreram ou ficaram feridos em combate com o Exército da Ucrânia na província russa de Kursk, informou nesta terça-feira (17) um oficial militar dos Estados Unidos, segundo as agências France-Presse (AFP) e Associated Press (AP).
“Nossa última estimativa de baixas da Coreia do Norte é de várias centenas”, disse o oficial, que pediu anonimato. Milhares de soldados norte-coreanos foram enviados à Rússia nas últimas semanas para apoiar o Exército russo, conforme com fontes ocidentais.
De acordo com a AP, o oficial não forneceu detalhes sobre o número exato de mortos, mas afirmou que as forças norte-coreanas não parecem ser experientes em combate, o que contribui para o número de baixas que sofreram.

Guerra da Ucrania — Foto: GETTY IMAGES
Guerra da Ucrania — Foto: GETTY IMAGES
Leia também:
A Casa Branca e o Pentágono confirmaram, na segunda-feira (16), que as forças norte-coreanas têm lutado nas linhas de frente. Os soldados têm combatido ao lado das unidades russas e, em alguns casos, de forma independente, ao redor de Kursk.
Forças ucranianas e russas têm travado uma batalha intensa em Kursk, e o oficial disse que a Rússia conseguiu recuperar cerca de 20% do território que havia sido tomado por Kiev.
Ele afirmou que será possível para a Ucrânia manter o território ali por algum tempo, mas isso dependerá de como o restante da luta está se desenrolando, incluindo os ataques de longo alcance que Kyiv tem lançado.