Embrapa lança soja para regiões frias

A Embrapa Trigo anuncia o lançamento de uma nova cultivar para a produção de soja nas regiões frias do Brasil. A BRS 5601RR foi desenvolvida para atender a demanda dos produtores por cultivares capazes de somar características como ciclo precoce, alto potencial produtivo, hábito de crescimento indeterminado, estatura de planta baixa e sanidade. O lançamento acontece na Expodireto Cotrijal 2016, entre os dias 7 e 11 de março em Não me toque, RS.
A produtividade média obtida nas Unidades Demonstrativas, conduzidas por produtores de sementes parceiros da Embrapa, foi de 4.320 kg/ha, cerca de 72 sacos por hectare. A avaliação dos produtores que acompanharam estas áreas foi positiva para a maioria das características, com destaque para a resistência ao acamamento, resultado do porte baixo a médio das plantas. O ciclo precoce (5.6) e a resistência a importantes doenças da região também foram motivo de satisfação para os produtores que participaram da validação. A cultivar está indicada para cultivo na Macrorregião Sojícola 1, especialmente nas regiões edafoclimáticas 103 e a parte mais fria da região 102, as quais abrangem parte dos estados do RS, SC, PR e SP.
De acordo com o pesquisador Paulo Bertagnolli, rendimentos de grãos superiores foram obtidos em semeaduras realizadas após 20 de outubro até o final da primeira quinzena de novembro, em áreas agrícolas com solos corrigidos quanto à acidez, com alta fertilidade e histórico de altos rendimentos com soja. A recomendação técnica da cultivar é semeadura na densidade de 10 a 15 plantas por metro de linha, no espaçamento entre linhas de 45 cm, adotando menor densidade de plantas em lavouras localizadas em região de altitude superior à 600 m da Macrorregião Sojícola 1.