Ministério da Fazenda vê desaceleração da economia e inflação acima da meta em 2025

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad — Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda estimou que a economia brasileira terá desaceleração neste ano, com crescimento menor, mas que isso não impedirá um novo estouro da meta de inflação.

As informações constam no Boletim Macrofiscal, divulgado nesta quarta-feira (19).

“Após aceleração da atividade no primeiro trimestre na margem, o PIB tende a desacelerar, ficando próximo da estabilidade no segundo semestre. Por setor produtivo, projeta-se expansão de 6% para o setor agropecuário, de 2,2% para a indústria e de 1,9% para o setor de serviços [em 2025]. Para os anos seguintes, projeta-se crescimento próximo a 2,5%”, informou o Ministério da Fazenda.

Especialistas afirmam que atual política de gasto público do governo pode comprometer resultado sustentável da economia

Especialistas afirmam que atual política de gasto público do governo pode comprometer resultado sustentável da economia

Inflação em alta e estouro da meta

Mesmo nesse cenário de alta do juro básico e de desaceleração da economia, o Ministério da Fazenda prevê novo estouro da meta de inflação em 2025.

A Secretaria de Política Econômica elevou sua projeção para o IPCA, a inflação oficial, de 4,8% para 4,9%.

“Frente às variações acumuladas em doze meses até fevereiro, a expectativa até o final do ano é de desaceleração nos preços de monitorados e alimentos, de estabilidade na inflação de serviços e de aceleração nos preços de bens industriais”, avaliou o Ministério da Fazenda.

Segundo a equipe econômica, as medidas para conter o avanço nos preços de alimentos podem contribuir para melhorar esse cenário, assim como a manutenção do câmbio em patamar mais próximo de R$ 5,80.