MT: Plantio de soja em áreas com palhada pode minimizar perdas pela falta de chuva

Mato Grosso já amarga perdas de aproximadamente um milhão de toneladas de soja com a falta de chuvas. Uma das saídas para minimizar as perdas é o plantio em áreas com palhadas de milho ou de braquiária. Segundo pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, tem-se constatado melhor desenvolvimento da oleaginosa em tais áreas.
Entre 15 de setembro, quando o vazio sanitário da soja encerrou em Mato Grosso, e o dia 17 de dezembro o volume de chuvas acumuladas somava 264 mm, quantidade inferior aos 704 mm constatados no período em 2013, conforme dados da estação meteorológica da Embrapa Agrossilvipastoril.
A produção de soja deverá recuar de 29 milhões de toneladas para 28 milhões de toneladas, segundo recente projeção do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Cerca de 20% dos 9,2 milhões de hectares semeados encontram-se em péssima situação e 23% em situação ruim em decorrência a falta de chuvas.

Em termos de prejuízo a soma chega a R$ 1 bilhão com a retração de um milhão de toneladas apenas da produção. Contudo, os produtores de soja em Mato Grosso já desembolsaram cerca de R$ 64 milhões para replantar em torno de 3,1% da área. As perspectivas é que os valores superem tais montantes, uma vez que se temem as multas por quebra de contrato das vendas futuras realizadas.
Veja a notícia na íntegra no site do AgroOlhar