Não há mais risco de tsunami na Califórnia, dizem autoridades

EUA cancelam alerta de tsunami após terremoto
Mais cedo, um terremoto de magnitude 7,0 foi registrado na costa da Califórnia, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
Quase 5 milhões de pessoas vivem na região. Moradores receberam alertas por telefone com a seguinte mensagem:
“Uma série de ondas poderosas e correntes fortes podem atingir as áreas costeiras próximas. Você está em perigo. Afaste-se das águas costeiras. Vá para terrenos altos ou para o interior agora. Mantenha-se longe da costa até que as autoridades locais digam que é seguro retornar.”
Imagens de emissoras locais mostraram veículos deixando áreas costeiras e se dirigindo para regiões mais altas. A CBS News informou que escolas da região costeira da Califórnia chegaram a ser evacuadas.
O Zoológico de San Francisco afirmou em uma rede social que todos os visitantes foram retirados do local. Funcionários e animais foram levados para espaços seguros.

Alerta de tsunami é emitido para áreas da Califórnia e do Oregon, em 5 de dezembro de 2024 — Foto: Reprodução
Alerta de tsunami é emitido para áreas da Califórnia e do Oregon, em 5 de dezembro de 2024 — Foto: Reprodução
O epicentro do terremoto foi registrado no oceano, a 63 km da cidade costeira de Petrolia, segundo o USGS, e a uma profundidade de 10 km. Pouco depois, foi registrado um segundo terremoto de magnitude 5,8 no continente, próximo à cidade de Cobb, a 159 km de São Francisco.
Cerca de 19 mil pessoas estão sem energia elétrica no norte da Califórnia. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre danos em nenhum local da costa oeste dos Estados Unidos.
Tremores menores também foram sentidos cerca de 10 minutos depois no Havaí, a mais de 3 mil km de distância da Califórnia.

Moradores receberam alerta de tsunami pelo celular, nos Estados Unidos — Foto: Reuters
Moradores receberam alerta de tsunami pelo celular, nos Estados Unidos — Foto: Reuters