Plantio da soja no Paraná segue de maneira irregular, com apostas por chuvas
As condições de chuvas no Paraná seguem irregulares e os trabalhos de plantio da safra de soja 2019/20 acompanha está irregularidade, com produtores apostando na volta das precipitações necessários ao desenvolvimento das lavouras.
Segundo o produtor rural José Eduardo Sismeiro, na região de Goioerê e Juranda, alguns agricultores realizaram a semeadura apostando na chuva de alguns dias atrás, que veio e garantiu a germinação de plantas bonitas e saudáveis.
“Outros, que é o meu caso, estão acreditando nesta próxima chuva, prevista para quinta-feira. Então estou finalizando hoje meu plantio em Goioerê e Juranda. Caso essa precipitação se confirme mesmo, vou começar a plantar também em Manoel Ribas, onde a semeadura é um pouco mais tarde”, conta Sismeiro.
O produtor destaca que existem três cenários diferentes para as lavouras de soja nas regiões Oeste e Noroeste do Paraná: plantas já emergidas, plantas que vão emergir após chuva de quinta-feira e o plantio que será feito após essa chuva.
“Quem não apostou em nenhuma das duas primeiras chuvas vai começar a plantar na semana que vem, ou quando a chuva vier e parar, para dar condições de entrar no plantio”, pontua Sismeiro.
Veja mais informações sobre o plantio da soja no Paraná:
>> Plantio da soja está atrasado em Japurá/PR e produtividade pode ser prejudicada
>> Com chuvas menores do que o necessário, produtores de Maringá/PR devem ter cautela no plantio da soja
>> Aprosoja PR aconselha cautela ao produtor para o início do plantio da soja
>> Pato Branco/PR já plantou 50% da soja e aposta em boa produtividade na safra 2019/20