Preço da goiaba melhora para produtores do noroeste de SP

Preço da goiaba melhora para produtores do noroeste de SP — Foto: Reprodução/TV TEM

Preço da goiaba melhora para produtores do noroeste de SP — Foto: Reprodução/TV TEM

A região de Araçatuba (SP), no noroeste do estado, é uma importante produtora de goiaba. A variedade mais graúda, a tailandesa, se sobressai. A produtividade não tem sido animadora, mas os preços melhoraram.

A colheita de goiaba no sítio de Eduardo Matsunaka, em Lavínia (SP), teve que ser antecipada em dois meses devido ao calor intenso e à seca prolongada. Esses fatores aceleram o desenvolvimento das frutas.

O produtor explica que o ciclo, que normalmente leva de seis a sete meses, foi reduzido para cinco, o que impediu que as frutas alcançassem o tamanho ideal para comercialização.

“A produção caiu, a planta ficou mais precoce. Não deu tempo da fruta crescer e chegar no padrão ideal”, comenta Eduardo.

Para amenizar os impactos da seca, ele usa um sistema de irrigação que abastece metade do pomar, ajudando a manter a produtividade. Gilberto Massami, engenheiro agrônomo, explica que a irrigação é essencial.

“A irrigação disponibiliza nutrientes e faz com que a fruta atinja o tamanho necessário para o comércio”, esclarece.

Outro produtor região, Júlio Shimasaki, teve que enfrentar, além do clima, o ataque de pragas. Júlio quase desistiu da produção, mas reformulou o manejo, aplicando o uso de adubo orgânico e uma versão mais híbrida de goiaba.

Essa fruta híbrida foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ela é mais resistente a pragas e, segundo o agricultor, a mudança trouxe bons resultados.

“Com o preço atual, consegui dobrar minha produção, passando de 100 mil frutos colhidos em seis meses para 200 mil em três meses”, diz.

Veja a reportagem exibida no programa em 17/11/2024:

Preço da goiaba melhora para produtores do noroeste de SP

Preço da goiaba melhora para produtores do noroeste de SP

VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo