Secretário de Comércio dos EUA adia reunião com Alckmin sobre taxação das importações de aço e alumínio
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/q/d/fuvrTISPyUxvizMZ2eGg/54015925692-e52b20028c-c.jpg)
Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços — Foto: Cadu Gomes/VPR
Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços — Foto: Cadu Gomes/VPR
A medida, que pode gerar impactos significativos para o setor de siderurgia de países como México, Canadá e Brasil, faz parte de uma das principais promessas de campanha de Trump: a taxação de produtos estrangeiros para priorizar a indústria norte-americana.
💵 O Brasil é um dos maiores exportadores dos dois produtos para a economia dos EUA. Mas, até o momento, não anunciou nenhuma medida em resposta à taxação – como elevar as próprias tarifas, por exemplo.
O adiamento ocorreu a pedido do governo norte-americano, por uma “questão de agenda”, segundo apurou a TV Globo. A reunião estava marcada para ocorrer nesta sexta-feira (28).
A decisão de Donald Trump de taxar todas as importações de aço e alumínio em 25% ainda não é vista como definitiva pelo governo brasileiro.
Alckmin, que é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, já defendeu que a saída para o impasse é o diálogo e que uma das alternativas é estabelecer cotas para evitar a sobretaxa, como foi feito em 2018.

Trump diz que vai impor tarifa de 25% sobre importação de aço e alumínio
A conversa ainda não aconteceu porque o governo brasileiro aguardava a indicação das autoridades do órgão americano responsável pelas tarifas para avançar nas negociações.
Lutnick é tido como um firme defensor das políticas comerciais de linha dura do presidente Donald Trump. Internamente, diplomatas e pessoas ligadas a Alckmin entendem que será preciso paciência e habilidade no diálogo.
Até lá, o Brasil, que é o segundo maior fornecedor de aço para os americanos, segue em muitas reuniões, mas tratando o tema com reserva. O governo buscou compreender as implicações para só depois buscar formas para proteger a competitividade da indústria brasileira.