Soja: Mercado amplia baixas em Chicago na tarde desta 6ª, mas não tira foco do clima na Argentina

Os preços da soja seguem recuando na Bolsa de Chicago na tarde desta sexta-feira (9). O mercado vem ampliando suas perdas e, por volta de 15h20 (horário de Brasília), os futuros da oleaginosa cediam entre 4,25 e 5 pontos, com o o maio/18 ainda sendo cotado a US$ 9,93 por bushel.
Segundo explicam analistas e consultores, o mercado, além de corrigir as altas observadas na sessão anterior, sente também a pressão dos últimos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O foco central, porém, permanece sobre o clima na América do Sul.

E embora haja essa correção da commodity, como explicam analistas e consultores de mercado, o foco deve ainda permanecer sobre essas condições nos próximos dias, principalmente porque as adversidades continuam sobre as lavouras argentinas em uma fase crítica e determinante. Ontem, o USDA revisou sua projeção para a safra 2017/18 de 56 para 54 milhões de toneladas.
“As atenções especulativas voltam às variações climáticas na América do Sul e as prospecções para a safra 18/19 nos EUA”, diz o boletim diário da AgResource Mercosul. “Os próximos 10 dias continuam sem chuvas expressivas para o Leste do país, principalmente sobre a província de Buenos Aires”, completa o informe.