Soja segue avançando em Chicago nesta 3ª com plantio bem atrasado nos EUA

Os preços da soja sobem em Chicago nesta terça-feira (4). Os futuros da commodity têm altas de pouco mais de 8 pontos nos principais contratos, por volta de 8h10 (horário de Brasília),com o julho valendo US$ 8,87 e o agosto, US$ 8,94 por bushel.
O mercado avança ainda refletindo os problemas com o clima nos Estados Unidos. O excesso de chuvas mantém o plantio atrasado no país e as condições para a continuidade dos trabalhos de campo não são favoráveis neste momento.
Até o último domingo (2), os EUA registraram uma evolução na semeadura de 29% para 39% até este domingo. O número ficou dentro do intervalo esperado de 39% a 44% com o qual o mercado trabalhava. Ainda assim, segue registrando o atraso. Em 2018, nessa mesma época, eram 86% e a média para o período é de 79%.
Assim como no milho, Illinois e Indiana chamam muita atenção, assim como Iowa, que tem somente 41% do plantio concluído, contra 91% do mesmo período de 2018. No Missouri, apenas 18% da área da oleaginosa já foi semeada contra 84% do ano passado e 63% de média dos últimos cinco anos.

Leia mais:
>> Sem trégua das chuvas, avanço do plantio do milho fica abaixo do esperado nos EUA
Os traders também mantêm-se atentos às questões envolvendo o conflito comercial entre China e Estados Unidos – já que as tensões têm se agravado entre os dois países – porém, este passou a ser um fator secundário para o mercado diante do atual cenário da safra 2019/20 dos EUA.
Veja como fechou o mercado nesta segunda-feira:
>> Soja fecha estável em Chicago nesta 2ª feira e preços recuam no mercado brasileiro