Soja segue trabalhando estável em Chicago nesta 5ª feira, apesar de boas novas da demanda
Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago, na sessão desta quinta-feira (30), mantêm sua movimentação limitada, com pequenas baixas sendo registradas entre os principais vencimentos. Por volta de 14h30 (horário de Brasília), as perdas passavam ligeiramente dos 2 pontos, com o janeiro/18 valendo US$ 9,89 e o maio/18, US$ 10,12 por bushel.
O mercado futuro norte-americano segue exibindo movimentos técnicos, ainda sem força para definir uma tendência diante da falta de informações diferentes sobre seus fundamentos.
A demanda forte, a boa oferta nesse momento e o caminhar ainda sem grandes sobressaltos da nova safra da América do Sul mantêm o tom de estabilidade entre as cotações.
Nem mesmo o anuúncio de novas vendas de mais de 650 mil toneladas de soja dos EUA pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta quinta-feira, ou as vendas semanais de mais de 900 mil toneladas – dentro das expectativas do mercado – foram suficientes para dar um respiro às cotações.
Como explicam analistas internacionais, “os finais de mês são conhecidos por preços mais fracos em Chicago. Os fundos aproveitam esse período para consolidar suas carteiras e realizar lucros, com a possibilidade de atrair mais ‘dinheiro novo’ no início de um novo mês”.
No clima da América do Sul, poucas mudanças. No Brasil, as mais atualizadas previsões climáticas indicam, a partir desta quinta, chuvas mais volumosas chegando ao Matopiba que podem favorecer o desenvolvimento dos trabalhos de campo. A região Centro-Oeste também tem previsão de chuvas para os próximos dias.
Leia mais:
>> Clima: Chuvas volumosas chegam a região do Matopiba a partir desta 5ª feira e melhoram condições para plantio
No Tocantins, apesar de problemas pontuais sendo registrados no sul do estado, o plantio já está concluído em 70% da área e, no Piauí, algo entre 65% e 70%. Segundo o presidente da Aprosoja PI, o avanço chega, inclusive, a superar o ritmo do ano anterior.
Veja mais informações sobre ambos os estados:
>> Lavouras de soja sofrem com chuvas ainda irregulares no Sul de Tocantins; no norte do estado, bom desenvolvimento
>> Piauí já tem entre 65% e 70% do plantio de soja concluído e boas perspectiva para a nova safra
Na Argentina, o destaque continua sendo a região de Córdoba, onde finalmente as chuvas chegaram, mesmo ainda não de forma adequada e, principalmente satisfatória. No entanto, em função da queda de granizo na região, alguns danos foram registrados em propriedades locais.
Leia mais:
>> Argentina: Sul de Córdoba recebe temporal nesta quarta-feira (29)