Turista morre na Islândia em desabamento de caverna de gelo

Equipes de resgate trabalham em região de glaciar que entrou em colapso na Islândia — Foto: Stod 2/Vilhelm Gunnarsson/Handout via Reuters

Equipes de resgate trabalham em região de glaciar que entrou em colapso na Islândia — Foto: Stod 2/Vilhelm Gunnarsson/Handout via Reuters

Um turista morreu e outro ficou ferido após uma caverna de gelo desabar na Islândia .

A polícia local disse que um grupo de 23 turistas de vários países estava explorando uma caverna de gelo na geleira Breidamerkurjokull, no sudeste da Islândia, quando o incidente ocorreu pouco antes das 15h, do horário local de domingo (25).

Um visitente morreu no local, o outro foi levado de helicóptero para o hospital.

Em um primeiro momento, acreditava-se que quatro pessoas haviam sido atingidas pela queda de gelo. Após a revisão do número de visitantes, porém, no fim da tarde desta segunda-feira (26), concluiu-se que as estimativas iniciais estavam incorretas e não havia mais ninguém na caverna.

A busca por dois supostos desaparecidos, que durava mais de 24 horas e havia mobilizado dezenas de agentes, foi encerrada.

O site de notícias islandês Visir disse que o grupo que estava na caverna durante o desabamento fazia um passeio organizado e acompanhado por um guia. A maioria do grupo estava fora da caverna quando ela desabou, relatou o site.

As cavernas de gelo são um destino popular para os visitantes da Islândia, com agências de turismo oferecendo aos clientes a oportunidade de “explorar o interior das geleiras” e ver a cor azul e os “padrões impressionantes” do gelo.

As geleiras cobrem cerca de 11% do território da Islândia, uma nação insular no Atlântico Norte que fica no extremo sul do Círculo Polar Ártico. A maior delas é Vatnajokull, que cobre 7,9 mil km².

Breidamerkurjokull é uma parte do Vatnajokull que termina na Lagoa Jokulsarlon, onde icebergs se desprendem constantemente da geleira.