Última ceia, mortes no ‘Clube dos Treze’ e naufrágio multimilionário: as histórias que fizeram da sexta-feira 13 uma data ‘amaldiçoada’

vela escuro escuridão medo brilho — Foto: Pexels

vela escuro escuridão medo brilho — Foto: Pexels

Hoje é sexta-feira 13 🧙‍♂🧙. Para pessoas supersticiosas, é um dia que desperta certo receio do que possa acontecer. Há uma tradição que associa o número 13 e também a sexta-feira ao azar, e por isso, a data é considerada um dia de infortúnio para alguns.

Entre os mitos, há quem recomende passar longe de escadas, tomar cuidado para não quebrar espelhos e não cruzar caminho com gatos pretos. Isso ajudaria a afastar a má sorte 😱👻.

A verdade é que existem diferentes teorias ligadas ao cristianismo, à mitologia nórdica, à numerologia, ao cinema e à literatura que estão relacionadas ao medo em relação à data. 📅 Conheça algumas delas aqui.

Algumas das teorias que rotulam a data como ‘amaldiçoada’ remontam à formação do cristianismo, associando a sexta-feira 13 à crucificação e ao número de pessoas na Última Ceia.

Uma reportagem publicada pela BBC Brasil, no entanto, mostra como um dos homens mais ricos dos Estados Unidos foi responsável por fixar a superstição à consciência moderna. Saiba mais detalhes.

A última "ceia" de Jesus e seus apóstolos. — Foto: Internet/Reprodução

A última “ceia” de Jesus e seus apóstolos. — Foto: Internet/Reprodução

Romance de vingança e naufrágio multimilionário

Em 1907, o magnata americano Thomas W. Larson publicou um romance intitulado ‘Sexta-Feira 13’, no qual um corretor de Wall Street manipula o valor das ações para se vingar de seus inimigos.

Conhecido como um dos homens mais ricos dos Estados Unidos, Larsou protagonizou sua própria lenda urbana relacionada à data. A reportagem da BBC mostrou que, alguns meses depois de publicar seu romance, mais precisamente na sexta-feira 13 de dezembro de 1907, um enorme barco que ele havia mandado construir e que levava o seu nome afundou.

O navio transportava cerca de 60 mil barris de óleo quando afundou, causando um vazamento que foi considerado o primeiro grande desastre ecológico do tipo. Saiba mais aqui.

O ‘Clube dos Treze’

Muito antes de Larson, outras outras superstições sobre o número já circulavam na história. Por volta de 1690, surgiu uma lenda urbana dizendo que ter 13 pessoas em um grupo ou em torno de uma mesa dava azar.

O Clube dos Treze, um grupo de homens determinados a desafiar superstições, se reuniu pela primeira vez em 13 de setembro de 1881 (uma quarta-feira) – mas só seria fundado oficialmente em 13 de janeiro de 1882.

Eles se encontravam sempre no dia 13 de cada mês, sentavam – os 13 – à mesa, quebravam espelhos, derrubavam saleiros extravagantemente e entravam no salão de jantar passando debaixo de uma escada.

Os relatórios anuais do clube mostravam meticulosamente quantos de seus membros tinham morrido, e quantas destas mortes haviam ocorrido dentro do prazo de um ano após um membro comparecer a um de seus jantares.

O que dizem numerólogo e bruxa?

A sacerdotisa da religião Wicca (bruxaria moderna), Marina Junqueira, explica que todos os dias da semana tem a energia de um planeta. As sextas-feiras são regidas por Vênus.

“Algumas bruxas costumam acender velas e fazer preces na sexta-feira”, diz Marina.

De acordo com a sacerdotisa, a explicação para a ligação do número 13 ao azar com as bruxas, seria o medo que as antigas civilizações tinham por culturas diferentes. Entenda aqui.

1️⃣3️⃣ O g1 entrevistou o numerólogo Pedro Martins para entender a energia que os números carregam. Ele explica que o número 13 não é bem visto por significar transformação no tarô.

Porém, defende que o número não tem nada relacionado ao azar ou à sorte, mas sim à chance de recomeço. Segundo o estudioso, o 13 representa força, determinação e mudanças benéficas. Leia aqui a entrevista completa.

🖤 E vale aqui o aviso: se você cruzar com um gato preto por aí, não vai machucar o bichinho. Ele não tem absolutamente nada a ver com os mistérios e crenças que pairam na sexta-feira 13.

🍀 Inclusive, para quem é supersticioso, dá para recorrer à mandigas na hora de atrair sorte em dias de sexta-feira 13:

  • desça da cama com o pé direito;
  • bata três vezes na madeira;
  • não sirva refeição para treze pessoas;
  • leve no bolso ou na bolsa um galho de arruda ou um pouco de sal grosso.

Veja o que fazer para evitar situações de azar na sexta-feira 13

Veja o que fazer para evitar situações de azar na sexta-feira 13