VÍDEO: Sistema de defesa do Irã intercepta ataque de Israel em Teerã

Sistema de defesa aérea do Irã em funcionamento durante ataques de Israel

Sistema de defesa aérea do Irã em funcionamento durante ataques de Israel

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram o momento em que o sistema de defesa do Irã repele parte do ataque de Israel, na madrugada deste sábado (26). Assista no vídeo acima.

A agência de notícias Fars, que tem ligações com o governo do Irã, afirmou que várias bases militares nos arredores de Teerã foram alvos de ataques de Israel.

O sistema de defesa do Irã atuou para explodir artefatos lançados por Israel antes que eles tocassem o solo. Os vídeos mostram o que aparentam ser mísseis ou drones israelenses sendo abatidos no céu da capital iraniana.

O governo do Irã disse que o sistema de defesa conseguiu combater com sucesso o ataque de Israel, apesar de alguns danos pontuais tenham sido causados em alguns locais.

Pilotos que voavam nas proximidades do Irã receberam avisos de que o espaço aéreo do país estava sendo fechado.

A agência semi-estatal iraniana Tasnim afirmou que o Irã está preparado para responder a “agressão israelense”, segundo fontes do governo.

“Não há dúvida de que Israel enfrentará uma reação proporcional a qualquer ação que tomar”, informaram as fontes.

Israel afirmou que uma resposta iraniana obrigaria o país a lançar um novo ataque.

Vingança de Israel

Desde o início de outubro, Israel vinha prometendo um contra-ataque contra o Irã. Os Estados Unidos disseram que estavam trabalhando junto com o governo israelense para uma resposta ao ataque iraniano.

O presidente Joe Biden recomendou que Israel evitasse instalações petroleiras. Além disso, as autoridades norte-americanas desaconselharam bombardeios em ativos nucleares do Irã.

A imprensa dos Estados Unidos informou que uma resposta de Israel contra Irã aconteceria antes das eleições norte-americanas, que estão marcadas para 5 de novembro.

A Casa Branca disse que foi avisada sobre a ação israelense pouco antes de ela ser lançada.

LEIA TAMBÉM

VÍDEOS: mais assistidos do g1