XP diz que tomará medidas legais contra Grizzly Research após divulgação de ‘informações falsas’

Presidente da XP, Guilherme Benchimol, comemora IPO da companhia na Nasdaq — Foto: Tiago Ribeiro/Divulgação

Presidente da XP, Guilherme Benchimol, comemora IPO da companhia na Nasdaq — Foto: Tiago Ribeiro/Divulgação

A XP afirmou na última quarta-feira (12) que tomou conhecimento de “informações falsas, incorretas e imprecisas” sobre a companhia divulgadas pela Grizzly Research e que tomará medidas legais contra a empresa de análise norte-americana.

“A XP tomou conhecimento de informações falsas, incorretas e imprecisas divulgadas recentemente pela Grizzly Research e reforça seu comprometimento com a ética, a transparência, a conformidade regulatória, a governança e o cumprimento da lei”, afirmou em comunicado.

“Serão tomadas todas as medidas legais cabíveis contra a Grizzly Research”, acrescentou a XP, afirmando que a companhia cumpre com a lei, segue todas as normas estabelecidas por órgãos reguladores e tem suas operações auditadas regularmente por instituições independentes.

A Grizzly Research escreveu em um relatório recente que a XP estaria operando “um esquema Ponzi massivo facilitado por certas vendas de derivativos para clientes de varejo”, que poderia “levar a profundas consequências para a estabilidade financeira e reputação da XP”.

A Grizzly Research LLC se apresenta como uma empresa focada em produzir “insights” de pesquisa diferenciados sobre empresas de capital aberto por meio de due diligence (processo de investigação e análise detalhada, para avaliar riscos e oportunidades relacionados às empresas avaliadas) aprofundada.

Na véspera, os papéis da XP na Nasdaq, bolsa de tecnologia de Nova York, encerraram em queda de 5,48%, cotados a US$ 14,14.

A Reuters não pôde verificar de forma independente as alegações presentes no relatório da Grizzly Research.